quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

TerçArte - Resgatando o Cordel na Escola

   A TerçArte foi uma exposição dos trabalhos relacionados a ação Resgatando o Cordel na Escola, do Projeto do Multimeios. Nessa culminância houve a apresentação do Auto de Natal, uma peça teatral narrada em cordel e encenada por alunos da nossa escola e do município. O Multimeios agiu em parceria com as professoras de Língua Portuguesa e Artes, Rosenir Peixoto e Eveline Lima, que em sala de aula trabalharam esse conteúdo levando os alunos à produção de cordéis, vídeos com declamações e até mesmo xilogravuras. No momento os vídeos foram reproduzidos, e foram feitas declamações ao vivo, de versos criados pelos próprios alunos, além da exposição dos cordéis de autoria dos mesmos. 
     Ao final foi realizada uma oficina de xilogravura ensinando essa arte usada na produção das capas dos cordéis. A equipe do Multimeios montou todo um cenário nordestino, rústico, com peças inclusive de antiguidade da vida no sertão. Além da produção e apresentação dos vídeos, as professoras haviam explorado as redes sociais propondo desafios em cordéis pelos alunos. Isso mostra o uso do novo, das mídias, para resgatar o velho, o cordel, que não deve ser esquecido pois faz parte da nossa riqueza cultural.
     Na oportunidade também foi publicada a 5ª Edição do Jornal Escolar - FGC Informa, produzida pelos alunos do 2º B sob a orientação e colaboração da professora de Português Ericka Cristina e do professor Edmi Pereira, regente do Multimeios.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário