É uma ação que visa o desenvolvimento da competência leitora para textos científicos. Essa é uma forma de aplicação da teoria estudada em ciências para entender os fenômenos do cotidiano ou as tecnologias fundamentadas nela, e assim a realidade. Para interpretar um texto dessa natureza é indispensável que os alunos conheçam o vocabulário e teorias nele subjacentes.
Começamos com a leitura e discussão de um artigo científico encontrado no livro de Química - vol. 1 - Martha Reis, o qual trata sobre a "Chuva Ácida". O texto é usado para contextualizar o assunto do capítulo que são as Ligações iônicas e principalmente, as Funções Inorgânicas. Isso porque o artigo explica a transformação de poluentes (óxidos), em ácidos que se misturam à água que se precipita na forma de chuva, nessas condições, ácida.
A metodologia foi a seguinte. A leitura de cada parágrafo por alunos voluntários da turma era acompanhada pelos demais e discutida com o grupo sob a orientação do professor coordenador do Centro de Multimeios, que lembrava a eles os conceitos e teorias advindos da Física, Química e Biologia. Isso remetia à aplicação da ciência e da pesquisa científica para explicar os problemas, bem como para apontar soluções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário