segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

ABERTAS AS INSCRIÇÕES DA OLP - 2016

Já estão abertas as inscrições para a 5ª Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) Escrevendo o Futuro, um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. O Ceará foi o primeiro estado a se inscrever na competição e Ocara a primeira cidade cearense. Secretários Estaduais e Municipais de Educação devem realizar a inscrição até o próximo dia 30 de abril.

O tema desta edição é “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania. Além do concurso de escrita, os professores de Língua Portuguesa receberão formações para trabalhar os gêneros textuais junto aos alunos, fortalecendo a ação em sala de aula.

Saiba mais : http://bit.ly/1oMG054.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

REORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO DA SALA DE MULTIMEIOS

Estamos reorganizando o espaço da sala de multimeios para facilitar a visualização, conhecimento, localização, acesso e utilização dos recursos que dispomos, como livros, vídeos, instrumentos musicais, jogos, caixas acústicas, notebooks, datashows e materiais didáticos de consumo. Começamos pela exposição de nossas coleções de recursos em vídeos, que eram antes guardadas dentro de um armário. Os livros didáticos do PNLD também foram reservados em uma prateleira a parte, e há espaços destinados a cada tipo de recursos ou materiais. Todo esse trabalho está sendo realizado pelo novo regente do multimeios, Edmi Pereira, e seus apoios, Tereza Mary, Normacy de Paula, Maridenes Noronha e Francisco de Assis.





segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

REGRAS PARA A FALTA DO PORTE DO LIVRO DIDÁTICO

Na semana pedagógica e nos planejamentos coletivos  por áreas,  pensamos juntos, multimeios, professores e núcleo gestor, uma estratégia para evitar que os alunos esqueçam de trazer seus livros didáticos, pois isso compromete bastante a sua aprendizagem, uma vez que lhe falta a principal ferramenta de estudo de cada dia. Ficou resolvido adotar o seguinte procedimento:

Quando o  aluno esquece:
  • 1ª vez - Receberá do professor um roteiro com os tópicos do livro didático que serão trabalhados na aula, sendo depois encaminhados à sala de leitura para pegar o livro didático emprestado e fazer o resumo na sala dos professores supervisionados pelo coordenador pedagógico.
  • 2ª vez - Será aplicado o mesmo procedimento anterior, porém desta vez o aluno terá de assinar o livro de ocorrência e seus pais serão comunicados.
  • 3ª vez - Será aplicado o mesmo procedimento da 2ª vez, mas o aluno será suspenso 03 dias, e só retornará com a presença de seus pais ou responsáveis.
  • Após a 3ª vez - o procedimento é o mesmo, porém várias reincidências podem culminar na transferência do aluno.
Com a adoção dessas medidas acreditamos diminuir consideravelmente esse mau hábito de alguns alunos de não trazer seus livros didáticos para as aulas.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

DISTRIBUIÇÃO DOS LIVROS DO PNLD - 2016

Esse ano  houve um pequeno diferencial em relação à distribuição dos livros didáticos, mas que pode fazer uma grande diferença. Os alunos deveriam colocar seus nomes no local reservado do livro didático, no momento do recebimento, na presença dos professores. Essa simples medida evita que eles esqueçam de colocar depois, o que foi verificado em 80% ou mais dos alunos no ano anterior. Uma das vantagens desse procedimento é que, em caso de esquecimento dos livros na sala de aula pelos alunos, isso possibilita a identificação e devolvimento aos mesmos, tanto durante, como ao final do ano letivo. Outra vantagem que pensamos é criar um senso de responsabilidade maior, já que isso possibilita uma avaliação do zelo do aluno pelo seu material didático, o que será verificado pelos professores, constando como ítem na avaliação bimestral. Todas essas medidas visam a valorização e conservação do livro didático, o principal recurso utilizado por alunos e professores em sala de aula.